
Caros Marinheiros/Pioneiros e respectivos Dirigentes,

Pioneiros: ESTÁ NA ÁGUA!
Purifica e dá-nos vida, está na água
Está em todo o lado
Veio acampar ao nosso Jamboree!
Está aqui, está aí
Está em todo o lado
Ele está no Jamboree
Começem a ensaiar, vamos lá animadores motivar essas equipas! Não esquecer
também as restantes musicas que já se encontram no site do Jamboreee, ensaiem
e toquem nos vossos grupos/agrupamentos, para que possamos fazer deste Jamboree
uma grande festa! Toca a afinar vozes e instrumentos!
1. Nas cerimónias de Abertura e Encerramento (incluindo a celebração Eucarística), será utilizado pelos escuteiros terrestres e marítimos do CNE o Uniforme de Cidade (Camisa e calção), com boné/beré ou chapéu. Os marítimos devem usar o Uniforme de Actividade com o panamá, boina ou boné de manobra, conforme a secção onde se encontre. Os participantes de outras associações escutistas deves envergar o uniforme que geralmente utilizam em cerimónias e actos solenes;
2. Para as actividades fora de Campo, será utilizado o Uniforme de Campo/Manobra com a T-shirt/pólo do Jamboree;
3. Para as actividades dentro de Campo, será utilizado o Uniforme de Campo/Manobra com a T-shirt da Secção para os escuteiros terrestres e de manobra para os marítimos;
4. O Distintivo de campo deve ser cozido previamente na camisa de cerimónias no BRAÇO DIREITO, entre o ombro e o cotovelo;
5. Para as montagens e desmontagens, não será necessário a utilização de uniforme. Apenas o lenço;
6. Durante toda a actividade os participantes devem usar a identificação individual que lhes será distribuída na entrada em campo.
Os Chefes dos Sub-campos e das sub-unidades (Florestas/Dimensões/Oceanos) devem cumprir e fazer cumprir escrupulosamente estas regras.
Aprovado em reunião da Junta Regional do dia 17 de Junho de 2010.


Azul era uma zona tranquila onde os Vikings do Atlântico, os Romanos do Indico e Piratas do Pacifico, viviam num equilíbrio e respeito pelo ambiente azul que os rodeava.
Tinha como protectora Calipso, oráculo do azul, que protegia a fonte de água potável, uma plataforma no meio do azul, criada pelo famoso cientista de renome Lobanstain.
Certo dia Calipo avisou que os seus comportamentos estava a colocar em risco a fonte de água pura, mas as tripulações não ligaram e continuaram a utilizar este bem como se não houvesse amanhã.
Quando a água começou a sair castanha o Lobanstain, tentou corrigir os problemas, mas a poluição era tanta que acabou por implodir a maquinaria.
O problema da água potável tinha que ser resolvido!
Foram então a procura das peças nas profundezas do azul.
Descobriram cidades subaquáticas inóspitas…
Criatura marinhas estranhas…
Vegetação azul…
SUB-CAMPO DA IIIª SECÇÃO: “ÁGUA: VIDA E PURIFICAÇÃO”
São as seguintes as subdivisões na IIIª Secção:
- Oceano Atlântico, a ser chefiada pelo Dirigente Luís Ribeiro, do Agrupamento 943 – Assomada.
- Oceano Pacífico, a ser chefiada pelos Dirigentes Carlos Jorge e Alfredo do Agrupamento 238 – S. Roque.
- Oceano Índico, a ser chefiada pelos Dirigentes Rui Gouveia, do Agrupamento 571 – Santo Amaro e Luís Filipe, do Agrupamento 432 – Sagrado Coração de Jesus.
Imaginário:
Sendo os 4 ELEMENTOS o tema do Jamboree, e como o elemento de referência da III Secção é a Água, o Imaginário a viver pelo Sub-Campo versará sobre as Preocupações Ambientais acerca deste importante recurso Natural.
Actividades a realizar:
- Jogo Nocturno por subdivisão;
- Fogo de Conselho por subdivisão;
- Feira da Amizade por subdivisão;
- Expedição Naútica – Actividades Naúticas por subdivisão a realizar na Cidade do Funchal;
- Expedição ao interior da Ilha por subdivisão: Raid - Montado do Pereiro – Ribeiro Frio – Portela;
- Jogo de Cidade por subdivisão “Conhecer o Funchal”;
- Actividades em Campo (Radicais e Ateliers Temáticos);
- Festa da Espuma;
- Feira Circense – Festa de Encerramento de Sub-campo.
Caros Marinheiros/Pioneiros, O nosso acampamento aproxima-se como tal, tem de começar a preparar o mesmo. A primeira tarefa é elaborar um herbário, por equipa/equipagem, afim de conheceres a flora existente na ilha da Madeira. Bom trabalho e boa pesquisa. Mãos a obra! O que é um herbário? Para que serve? Essencialmente, o objectivo de realizar um herbário é recolher o máximo de espécies e informações relativas a cada uma delas (a que poderemos chamar etiquetas), por forma a que facilmente as possamos identificar. O que devo recolher e que informações devo colocar? Podemos recolher para o herbário tudo quanto possa enriquecê-lo: folhas, fruto, flor, casca. Nas etiquetas devem constar informações relativas a: local e data da colheita, nome do colector e identificação da espécie (nome cientifico e nome vulgar). O nome científico das espécies, que é único e universal, é composto por duas palavras em latim (binome latino), sendo que a 1ª é referente ao género e a 2ª à espécie, seguidas do nome do classificador. |